Degradação ambiental é qualquer processo que diminua a capacidade de determinado ecossistema em sustentar a vida. Esse processo está ligado a alterações biofísicas que afetam o equilíbrio ambiental, modificando a fauna e flora natural, eventualmente causando perdas da biodiversidade. Tais alterações são muitas vezes associadas à ação antrópica, embora também possam ocorrer por fatores naturais (ressecamento da atmosfera ou invasão por espécies predadoras, por exemplo), ao longo da evolução de um ecossistema.
A depredação do meio ambiente é grave em todo o mundo. Diante das transformações econômicas, políticas, sociais e culturais elas contribuem cada vez mais para aumentar as agressões ao meio ambiente. A sociedade ainda não se conscientizou da importância de preservar os recursos naturais para sua sobrevivência. O ambiente natural está sofrendo uma exploração excessiva que ameaça a estabilidade dos seus sistemas de sustentação. Por outro lado, o resultado dessa exploração excessiva não é repartido equitativamente e apenas uma minoria da população planetária se beneficia desta riqueza.
Autoria de artigo: Camila Alves.
Eixo Integrador de Ciências Humanas,
Docente Luciano Silva Borges.
Referências Bibliográficas
PORTALEDUCACAO. “Degradação Ambiental”. Disponível em <portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/degradacao-ambiental/25605>. Acesso em 10 de novembro de 2017.
Comentários
Postar um comentário