Pular para o conteúdo principal
EVENTOS SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS QUE VÃO ACONTECER:

                  MBA Gestão De Áreas Contaminadas, Desenvolvimento Urbano Sustentável E Revitalização De Brownfields
                  O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos do Meio Ambiente do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) está com as inscrições abertas para o curso MBA Gestão de Áreas Contaminadas, Desenvolvimento Urbano Sustentável E Revitalização De Brownfields. DATA:07/11/2017 das 19:00 ás 22:00.

Curso De Gestão De Projeto Ambientais
                  O Local do Curso é no Empresarial Antônio de Albuquerque Galvão, na avenida Agamenon Magalhães, de esquina com o Banco Santander. Público alvo- Estudantes e profissionais que atuam ou desejam atuar na área ambiental. Este curso apresenta dois módulos que totalizam carga horaria de 20h de certificado, será realizado nos dias 09 e 16 de dezembro (09 até 17h). Cada módulo custa $75.00 para os primeiros 20 inscritos. Após as vagas promocionais serem preenchidas, cada módulo passa a ser $100 cada. DATA: 16/12/2017 das 09:00 as 17:00.

Curso De Educação Ambiental Na Educação Infantil
LOCAL DE REALIZAÇÃO: CE Ambiental Gênesis
CARGA HORÁRIA:8H
                  O curso faz parte das atividades do Centro Educacional, tendo sido elaborado no fazer pedagógico, da equipe de instituição, visando incluir o segmento infantil no enfrentamento das questões socioambientais e construção da sustentabilidade. DATA: 17 e 18/12/2017 das 09:00 as 13:00.
Congresso Brasileiro De Educação Ambiental Interdisciplinar
                  É com muita satisfação que a Universidade Federal Do Vale Do São Francisco (Univasf), através do programa escola verde (PEV), tem a honra de promover e sediar o III Congresso Brasileiro De Educação Ambiental Interdisciplinar (III COBEAI) e o VI Workshop De Educação Ambiental Interdisciplinar (VI WEAI), previstos para ocorrer nos dias 21 a 24 de novembro deste ano. O tema central do III COBEAI este ano é "Meio ambiente e Responsabilidade Social" revela o olhar integrativo e conjuntivo necessário para o desenvolvimento das estratégias de enfrentamento dos problemas socioambientais, ao tempo em que nos leva a reflexão da necessidade de superação do pensamento fracionado na interpretação dos fenômenos ambientais. DATA DE ÍNICIO: 21/11/2017 das 08:00 ás 22:00. DATA DE TÉRMINO: 21/11/2017 das 08:00 ás 22:00.

Curso Restauração De Áreas Degradadas
                  Encontram-se abertas as inscrições para o "Curso De Restauração De Áreas Degradadas" que será realizado na Apremavi em Santa Catarina, nos dias 25 e 26 de outubro de 2017. DATA DE ÍNICIO: 25/10/2017 das 08:00 ás 17:00. DATA DE TÉRMINO: 26/10/2017 das 08:00 ás 17:00.

III Simpósio Regional De Educação Ambiental
                  III Simpósio Regional De Educação Ambiental irá acontecer no dia 29 de agosto em Santana Do Paranaíba e trará presenças especiais. DATA 29/08/2017 das 08:00 ás 17:00.
Eco Fair 2017- Feira Nacional De Ecologia E Empreendedorismo Sustentável
                  A Eco Fair 2017, nacional e anual, será realizada na região metropolitana de Ribeirão Preto/SP, no centro de eventos Taiwan/Royal/Park/Salão Esmeralda, com estacionamento e bicilcetário. O evento será realizado entre 15 e 17 de setembro, das 10 ás 20 horas, oferece um ambiente de negócios e entretenimento aberto a toda comunidade empresas, organizações sociais, poder público e meio acadêmico, para criar parcerias, projetos e ampliarem seus negócios. DATA: 15/09/2017 das 10:00 ás 20:00.

XII Engea- Encontro Nacional Dos Estudantes De Gestão Ambiental
                  O Enegea é um encontro político-estudantil dos estudantes de gestão ambiental do Brasil que desde 2005 se reúnem anualmente para discutir questões de interesse comum dos gestores ambientais, seja estes graduandos ou graduados, bacháreis ou tecnológicos. Os encontros são momentos especiais de trocas e vivências entre futuros e atuais gestores ambientais de todo o país. Este ano será realizado no Recife-Pernambuco. DATA DE ÍNICIO: 10/07/2017 das 09; ás 17:00. DATA DE TÉRMINO: 14/07/2017 das 07:00 ás 12:00.

Exemplos de cidades brasileiras e mundiais que aplicaram práticas sustentáveis e deram certo:
● João Pessoa: destaque na proteção de áreas ambientais.
● Extrema: preservação das áreas protegidas e conservação das águas.
● Curitiba: planejamento urbano voltado para a sustentabilidade.
● Paragominas: combate ao desmatamento.
● Santana do Paranaíba: cooperativa de catadores.
● Londrina: eficiente programa de coleta seletiva do lixo.
● Barcelona: mobilidade urbana e grande uso da energia solar.
● Copenhague: excelente na infraestrutura para uso de bicicletas.
●Freiburg: programas eficientes voltados para o uso racional de veículos automotores.
● Amsterdã: mobilidade urbana
●Viena: prioridade para a compra de produtos ecológicos por parte da prefeitura.
● Zaragoza: sistema eficiente voltado para a economia de água.
● Thisted: 100% de uso de energia sustentável.

Autoria de artigo: Camila Alves.

Eixo Integrador de Ciências Humanas,
Docente Luciano Silva Borges.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

'Degradação Ambiental'                   Degradação ambiental é qualquer processo que diminua a capacidade de determinado ecossistema em sustentar a vida. Esse processo está ligado a alterações biofísicas que afetam o equilíbrio ambiental, modificando a fauna e flora natural, eventualmente causando perdas da biodiversidade. Tais alterações são muitas vezes associadas à ação antrópica, embora também possam ocorrer por fatores naturais (ressecamento da atmosfera ou invasão por espécies predadoras, por exemplo), ao longo da evolução de um ecossistema.                   A depredação do meio ambiente é grave em todo o mundo. Diante das transformações econômicas, políticas, sociais e culturais elas contribuem cada vez mais para aumentar as agressões ao meio ambiente. A sociedade ainda não se conscientizou da importância de preservar os recursos naturais para sua sobrevivência.  O ambi...
CONSUMO DESENFREADO                     Desde o fim da idade média, o comércio introduziu a ideia do consumismo, isso reflete diretamente nos recursos do planeta, pois a matéria prima, quase sempre, é fruto do extrativismo.                     É crucial mencionar o sistema capitalista, como principal motivador do consumo exacerbado. Este fato, entretanto, é mais relevante em países desenvolvidos como Inglaterra e os Estados Unidos cuja população economicamente ativa dispõe de recursos financeiros de sobra, para comprar itens que, talvez, não fossem necessários. Isso, portanto, demonstra um problema social: A desigualdade.                     Tendo em vista o que foi mencionado, é possível pontuar, como causas do consumismo inconsciente, o sistema econômico hegemônico no mundo, a cultura de cada indivíduo e a necessidade de contínu...